(...) Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo. — Hermann Hesse
as únicas coisas que os processos de coaching, mentoria ou consultoria aqui na nós têm em comum são a estrutura, a metodologia e eu 🙋♀️ não tem nadinha de fórmula pronta e receita de bolo. tive a oportunidade de fazer uma formação profunda e séria que, desde o princípio, me ensinou sobre mim e todos os seres humanos, e não sobre sequência de ferramentas.
passei 2 anos estudando antroposofia, setênios, leis biográficas, temperamento humano, qualidades anímicas, zodiacais, arquétipos e muito mais… também aprendi muito sobre ética, acordos, competências da ICF, responsabilidades e deveres meus e dos meus clientes.
lembro que quando me formei achava já saber e reconhecer a importância de ter optado pela Escola de Coaches do EcoSocial e não por outra escola de formação (por sinal, comecei outra antes disso e achei tão rasa que parei no segundo dia e pedi meu investimento de volta).
mas lá em 2015 nem imaginava que o mercado iria virar essa bagunça, que as piadas iam se proliferar, que coach viraria quase sinônimo de charlatanismo e que muita gente ia ter vergonha inclusive de se intitular como tal só para se preservar e evitar ser confundindo com enganadores.
hoje, e cada vez mais, me sinto próxima e representada pelas minhas escolhas iniciais, carrego com orgulho a minha trajetória e continuo me emocionando com os resultados tão profundos que um processo pode trazer.
torço e colaboro para o amadurecimento do mercado e pra que a gente consiga sempre separar o joio do trigo!
📝 texto escrito logo após uma sessão em que a cliente que está em processo de se reencontrar profissionalmente me contou que uma das consequências do nosso trabalho juntas tinha sido a reconexão com a sua mãe (e sabe como? com trocas de desenhos entre elas 😊😭🧡)
Gervasio Troche
Comments